(11) 97569-1877

Remoção de implantes mamários

Como ficam as mamas após remover o implante mamário?

Uma vez que os implantes são removidos, os seios inicialmente parecerão murchos. Demora cerca de duas a três semanas para que os seios recuperem parcialmente sua forma devido à retração do tecido.
Frequentemente, nas mulheres que optam pela retirada dos implantes, é necessário retirar algum excesso de pele, isto é, fazer uma mastopexia (técnica que levanta o tecido de mamas caídas). Simultaneamente, podem ser realizados enxertos de gordura, isto é, utilizar um recurso da própria doente (gordura) para adicionar volume ao peito após a remoção das próteses, com resultados muito satisfatórios e totalmente naturais.

Por que retirar os implantes mamários?

• mudança de estilo de vida;
• idade, já que algumas cirurgias são feitas em mulheres muito jovens que ainda podem ter desenvolvimento mamário;
• nova percepção do corpo com o amadurecimento;
• ganho de peso, que pode deixar as mamas mais pesadas;
• gravidez, mesmo não afetando a amamentação, algumas mulheres optam pela retirada do silicone;
• doenças imunológicas;
• prática de atividade física intensa.

A retirada dos implantes pode melhorar uma resposta inflamatória ou auto imune?

Se o silicone pode provocar uma resposta inflamatória ou autoimune tem sido objeto de debate desde a introdução dos implantes mamários de silicone. Não há evidências conclusivas que comprovem que os implantes de silicone são inseguros, assim como não há comprovação de que a simples retirada dos implantes melhore esses sintomas gerais sem terapia adjuvante. Além disso, a prevalência exata de queixas em pacientes com implantes mamários de silicone é desconhecida.

Quais são os riscos da cirurgia de retirada de implantes?

Esses riscos e outros serão discutidos completamente antes do seu consentimento. Lembre-se que a escolha do medico é fundamental para diminuição dos riscos cirúrgicos. portanto é fundamentar escolher um cirurgião plástico que tenha treinamento especifico e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fiz especialização com o grupo de Microcirurgia Reconstrutiva da Cirurgia Plástica do HC (reconhecido como o mais importante grupo em nosso país). Sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os riscos associados incluem os da maioria dos procedimentos cirúrgicos, incluindo sangramento, hematoma, cicatrizes e infecção. Qualquer tipo de operação também apresenta um pequeno risco de trombose venosa, alergias etc. Explicarei a probabilidade desses riscos e complicações e como eles seriam tratados se você os tiver.

Terei cicatrizes nesta cirurgia?

Sim, mas habitualmente utilizamos as cicatrizes já existentes. O tamanho, a cor e a profundidade vão ser definidos de acordo com características de cada pessoa. O resultado e a aparência da cicatriz vai depender da técnica, do tamanho do implante retirado, da idade da mulher, do IMC e da qualidade da pele.

O que recomendamos no pós operatório?

• fazer uso da medicação recomendada pelo médico;
• evitar fazer movimentos bruscos com o braço;
• dormir de barriga para cima;
• não se expor ao sol;
• fazer uso do sutiã cirúrgico pelo tempo indicado;

O que devo esperar durante a recuperação da remoção do implante mamário?

Após a cirurgia de remoção do implante mamário, curativos ou ataduras de gaze e você pode ter drenos. Você pode ser colocado em um sutiã de suporte ou roupa cirúrgica e há momentos em que uma roupa de compressão pode ser usada para minimizar o inchaço após a cirurgia.

Após o procedimento, você pode precisar de drenos, pequenos tubos finos colocados temporariamente sob a pele dentro do bolso para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido seroso que possa se acumular.

A drenagem linfática ajuda a melhorar o inchaço?

Verdade. Especialistas comentam que o inchaço costuma melhorar dentro de 2 a a 3 semanas, mas que demora em torno de 6 meses para desaparecer completamente. Para acelerar esse processo, são recomendadas sessões de drenagem linfática, que ajudam também a amenizar as manchas escuras que podem aparecer com a cirurgia. A drenagem pode ser associada ao tratamento com Ultrassom, radiofrequências para otimizar o resultado do pós operatório.

Quanto custa a cirurgia plástica de retirada de implantes?

É PROIBIDO pelo Conselho Federal de Medicina (através da resolução 1.836/2008) divulgar informações sobre preços e custos de tratamentos sem avaliação prévia para evitar que os pacientes sejam vítimas de cirurgiões e clínicas que atuam de maneira anti-ética, que vendem tratamentos antes mesmo de saber se as pessoas que os procuram terão benefícios com eles ou se é o melhor para elas.
Outro motivo importante é que dependendo de cada paciente, procedimentos semelhantes podem ter custos diferentes.
Isso inclui necessidade de tratamentos adicionais ou complementares para ter um bom resultado.
Todos esses fatores influenciam no valor final de um procedimento.