(11) 97569-1877

Queimaduras

O que são queimaduras ?

São lesões na pele causadas por calor, eletricidade, substâncias químicas, atrito ou radiação.

Quais são os tipos de queimadura?

As queimaduras podem ser de primeiro grau quando afetam apenas a camada superficial da pele. Quando comprometem também algumas das camadas inferiores são denominadas queimaduras de segundo grau. Aquelas em que todas as camadas de pele são afetadas denominam-se queimaduras de terceiro grau. Se existem lesões em tecidos mais profundos, como músculos e ossos, são de quarto grau.

Em todas as fases da queimadura necessitará tratamento cirúrgico?

Depende da origem da queimadura e da profundidade da área atingida. Na fase aguda da queimadura o objetivo é promover a cicatrização da área queimada. O tratamento cirúrgico da fase aguda pode começar com uma simples remoção do tecido desvitalizado chegando aos retalhos e enxertias de pele.

Como é a cirurgia de sequelas de queimadura?

As eventuais sequelas da queimadura são tratadas se utilizando de um grande arsenal de recursos cirúrgicos dentro da cirurgia plástica.
Diversas técnicas e materiais são atualmente disponíveis. A escolha da técnica cirúrgica pelo cirurgião plástico leva-se em considerando a diversidade e complexidade destas sequelas, sua localização e características.
Muitas vezes são necessárias várias cirurgias para se obter um resultado satisfatório.

Quais são os tratamentos disponíveis para as queimaduras?

Embora as queimaduras de grande extensão possam ser fatais, os tratamentos modernos melhoraram substancialmente o prognóstico, sobretudo em crianças e jovens adultos.
As queimaduras superficiais podem ser tratadas apenas com analgésicos enquanto as de maior gravidade requerem internamento prolongado e tratamentos cirúrgicos, como enxertos de pele ou retalhos. O tratamento depende da gravidade e da localização da queimadura.
As técnicas cirúrgicas empregadas por mim visam em primeiro lugar devolver ou preservar a função e ao mesmo tempo promover a melhoria estética das cicatrizes, retrações ou outras consequências da queimadura.
Por exemplo, a técnica cirúrgica de transplante de retalhos pode ser usado para a recuperação de pacientes com queimaduras graves, principalmente em regiões do corpo com articulações, como braços e pescoço, pois preserva a mobilidade das áreas atingidas e proporciona uma melhor qualidade de vida;

As contraturas causadas pelas queimaduras graves podem ser tratadas das formas mais diversas e o emprego dos retalhos livres têm trazido bons resultados.

Como é a equipe multidisciplicar pnecessária para o tratamento do queimado?

O paciente queimado, dada muitas vezes a complexidade das situações, tanto na fase aguda como no tratamento da sequela, necessita da equipe multidisciplinar.
Entre as profissões que diretamente participam do atendimento nestes dois momentos estão os fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos. O conjunto de ações da equipe multidisciplinar reduz o tempo de tratamento, facilita a recuperação e na maioria das vezes contribui para a reinserção do paciente.

Como é o resultado do tratamento da queimadura?

O tratamento da queimadura demanda períodos bastante longos, devendo ser analisada caso a caso pelo médico cirurgião plástico.

Quanto custa a cirurgia plástica de queimadura?

É PROIBIDO pelo Conselho Federal de Medicina (através da resolução 1.836/2008) divulgar informações sobre preços e custos de tratamentos sem avaliação prévia para evitar que os pacientes sejam vítimas de cirurgiões e clínicas que atuam de maneira anti-ética, que vendem tratamentos antes mesmo de saber se as pessoas que os procuram terão benefícios com eles ou se é o melhor para elas.
Outro motivo importante é que dependendo de cada paciente, procedimentos semelhantes podem ter custos diferentes.
Isso inclui necessidade de tratamentos adicionais ou complementares para ter um bom resultado.
Todos esses fatores influenciam no valor final de um procedimento.