(11) 97569-1877

Remoção de implantes mamários

O que é cirurgia de remoção de implantes mamários?

A cirurgia de remoção de implantes mamários é um procedimento cirúrgico que reverte o aumento da mama removendo os implantes mamários. Muitas mulheres que foram submetidas a cirurgia de implante de mama precisarão de outro procedimento de revisão de implante de mama. Esses procedimentos incluem: 1- Remoção dos implantes substituindo-os por novos, 2- Novos implantes associados a pexia mamaria 3- Remoção dos implantes mamários sem substituição.Neste caso pode ocorrer insatisfação com o tamanho da mama. Se uma mulher optar por não substituir os implantes mamários, pode ser necessário um lifting dos seios para tratar a pele esticada. 4- Existem raros relatos de paciente que apresentam intolerância ao silicone optando pela remoção destes 5- Em raríssimos casos houve a associação de alguns tipos de cobertura da prótese mamaria com linfoma anaplâsico de grandes células. Esses implantes mamarios foram descontinuados mundialmente em 2019.

O Cirurgião Plástico pode recomendar a remoção dos implantes mamários?

Sim. Se você teve complicações com os implantes mamários (incluindo infecção ou contratura capsular). Outras razões pelas quais os implantes mamários precisam ser removidos incluem: a- Um acúmulo de cálcio b- Infecção e / ou sangramento c- Necrose ou desenvolvimento de tecidos mortos ao redor do implante mamário d- Doenças imunologicas.

Os implantes mamários duram 10 anos no máximo?

Atualmente, devido à alta qualidade das próteses mamárias elaboradas com gel altamente coesivos de silicone, eles podem permanecer no corpo por mais de 10 anos. De fato, a taxa de quebra após 10 anos é de apenas 4%. Mas apenas o seu cirurgião plástico poderá te esclarecer sobre o momento de retirada ou susbtituicao do implante mamário. Normalmente a opção por troca da prótese mamaria se relaciona mais a opções estéticas de aumento de volume, associação de pexia etc. O acompanhamento da qualidade da prótese será realizada pelo exame clinico e exames de imagem como ultrassom, ressonância e mamografia que nos fornece dados objetivos sobre a qualidade e posicionamento do implante mamário.

Para quem é indicada a cirurgia de remoção de implantes mamários?

Algumas das razões mais comuns pelas quais as mulheres optam por remover os implantes mamários incluem:

• Decisão estética de aumento, diminuição ou pexia mamaria
• Complicações do implante: As complicações do implante mamário incluem ruptura, dobramento ou deflação do implante (se o implante mamário for preenchido com solução salina o que não é frequente no Brasil).
• Escolha pessoal: algumas mulheres podem sentir que os implantes mamários estão na forma ou tamanho errado. Com o tempo, eles podem ter se mudado para a posição errada por causa da perda de peso, ganho de peso ou gravidez. Outras complicações: contratura capsular, assimetria das bandas de tensão, deslocamento, infecção e vazamento de silicone.

O que acontece durante a cirurgia de remoção de implantes mamários?

A cirurgia de remoção do implante mamário é realizada sob anestesia geral e geralmente leva de uma a três horas. Dependendo da sua recuperação, você poderá voltar para casa no mesmo dia da cirurgia. As duas técnicas mais comuns de cirurgia para remoção de implantes mamários incluem:

A – Apenas remoção de implantes mamários As incisões serão feitas no mesmo local em que a cirurgia de implante mamário foi realizada. Se você sofre de contratura capsular, eles removerão as cápsulas endurecidas para acelerar o processo de cicatrização.

B – Remoção de implantes mamários com Lifting (elevação) de seios O seu cirurgião plástico pode realizar uma elevação dos seios ao mesmo tempo que a remoção do implante, se a pele estiver esticada ou flácida. Eles removerão o excesso de pele da mama e apertarão o tecido mamário para fornecer um melhor suporte. Em alguns casos, seu cirurgião plástico também pode redimensionar suas aréolas para melhor se adaptar à nova forma dos seios.

Se o implante rasgar, o plástico vazará para o seu corpo?

Os implantes mamários modernos são compostos de géis de silicone altamente coesos; portanto, se o implante for quebrado, ele mantém a forma e o conteúdo não se espalha por todo o tecido. Nesse caso, seu cirurgião removerá com segurança os implantes mamários.

Como é a recuperação após a cirurgia de remoção de implantes mamários?

Enquanto a recuperação da cirurgia de implante de mama varia de pessoa para pessoa, a maioria dos cirurgiões plásticos concorda que a recuperação após esta cirurgia é geralmente mais suave do que a cirurgia inicial de implante de mama.
No entanto, se você tiver realizado a cirurgia de lifting (levamento), ou mastopexiado, dos seios após a remoção dos implantes, seus seios ficarão tensos e pesados por algumas semanas.
A maioria das mulheres consegue voltar ao trabalho em sete dias e relata um desconforto mínimo após a cirurgia. Se os implantes mamários foram removidos devido à contratura capsular, haverá mais desconforto e o tempo de recuperação será maior.
As cicatrizes de remoção de implantes mamários geralmente curam muito bem e geralmente são discretas. É importante observar que eles curam em etapas, com o processo levando de três a quatro meses. Enquanto as cicatrizes desaparecem, elas nunca desaparecem completamente.
Você precisará evitar levantar mais de cinco quilos ou fazer exercícios excessivos nas primeiras seis semanas após a cirurgia. Enquanto você normalmente poderá retomar a atividade normal após seis semanas, seus seios levarão vários meses para se estabelecerem na nova posição.

Instruções pós remoção de implantes mamários:

É muito importante seguir as instruções fornecidas pelo cirurgião plástico, incluindo:

• Evitar certas atividades
• Vestir roupas de compressão ou sutiã de malhas cirúrgicas
• Tomar medicação para a dor conforme prescrito.

Existem riscos ou complicações com a cirurgia de remoção de implantes mamários?

Todo procedimento de cirurgia estética pode trazer complicações da anestesia. Quando um cirurgião plástico altamente treinado e experiente realiza cirurgia de remoção de implante mamário, as complicações e os riscos serão mínimos.

É importante observar que riscos e complicações podem incluir:

• A região mamária se torna menos sensível, podendo durar até seis meses.
• Desenvolvimento de cicatrizes espessas, vermelhas e dolorosas, que podem durar alguns anos. – Dormência da área da mama.
• Deformidade da mama ou flacidez da área da mama.

Esses riscos e outros serão discutidos completamente antes do seu consentimento. Lembre-se que a escolha do medico é fundamental para diminuição dos riscos cirúrgicos. portanto é fundamentar escolher um cirurgião plástico que tenha treinamento especifico e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Fiz especialização com o grupo de Microcirurgia Reconstrutiva da Cirurgia Plástica do HC (reconhecido como o mais importante grupo em nosso país). Sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quanto custa a cirurgia plástica de remoção ou substituição de implantes mamários?

É PROIBIDO pelo Conselho Federal de Medicina (através da resolução 1.836/2008) divulgar informações sobre preços e custos de tratamentos sem avaliação prévia para evitar que os pacientes sejam vítimas de cirurgiões e clínicas que atuam de maneira anti-ética, que vendem tratamentos antes mesmo de saber se as pessoas que os procuram terão benefícios com eles ou se é o melhor para elas. Outro motivo importante é que dependendo de cada paciente, procedimentos semelhantes podem ter custos diferentes. Isso inclui necessidade de tratamentos adicionais ou complementares para ter um bom resultado. Todos esses fatores influenciam no valor final de um procedimento.