(11) 97569-1877

Lifting Facial ou Ritidoplastia

Vídeos

O lifting facial não para o processo de envelhecimento?

Verdade. Embora a cirurgia da face, ou ritidoplastia, tenha como objetivo amenizar os sinais causados pelo envelhecimento, esse processo continua após a intervenção. Obviamente o objetivo da cirurgia é oferecer uma aparência mais jovem e harmônica para você mas não para a ação do tempo. Para manter os resultados do rejuvenescimento facial, ou lifting, por mais tempo, podem ser realizadas aplicações de toxina botulínica e de ácido hialurônico, além de peeling a base de ácido ou a laser, serum, filtro solar, tratamento com radiofrequência, bioestimuladores como ácido polilatico, plasma rico em plaquetas entre outros recursos que serão personalizados pelo seu mim durante a consulta.

Somente pessoas com mais de 50 anos devem fazer lifting facial?

Mito. Não existe uma idade definida para realizar a ritidoplastia ou cirurgia da face. Os fatores estão ligados à qualidade da pele e à intensidade das rugas, marcas de expressão, sequelas de acne e flacidez. Existem 3 tipos principais de lifting, que são realizados conforme as necessidades de cada paciente:

• lifting de terço médio ou minilifting: melhora as marcas suaves do envelhecimento na região dos olhos e nas maçãs do rosto.
• lifting frontal: ameniza rugas e sulcos mais profundos localizados na testa e entre as sobrancelhas.
• lifting inferior: melhora a flacidez do pescoço e abaixo do queixo.
• lifting facial total: lifting de terço médio + lifting frontal + lifting inferior.

A cicatriz do lifting facial fica visível?

Mito. A extensão da cicatriz dependerá da quantidade de pele a ser removida, mas em qualquer técnica utilizada, as incisões são feitas em locais estratégicos. Os cortes podem ser realizados na frente e atrás das orelhas, seguindo ainda uma linha no couro cabeludo perto das têmporas. As cicatrizes podem ser facilmente camufladas com o cabelo e as que estão localizadas no contorno das orelhas tem a tendência de amenizar com o tempo.

A drenagem linfática ajuda a melhorar o inchaço?

Verdade. O inchaço costuma melhorar dentro de 2 a 3 semanas, mas demora em torno de 6 meses para desaparecer completamente. Para acelerar esse processo, são recomendadas sessões de drenagem linfática, que ajudam também a amenizar as manchas escuras que podem aparecer com a cirurgia. A drenagem pode ser associada ao tratamento com ultrassom, radiofrequências para otimizar o resultado do pós operatório. Na clínica ofereceremos a você total suporte para sua ritidoplastia ou lifting facial.

A cirurgia da face proporciona um aspecto artificial?

Mito. Atualmente, o lifting facial é realizado com técnicas que permitem não apenas eliminar o excesso de pele, mas também remodelar toda a estrutura do rosto, inclusive músculos e gordura. Esse procedimento completo, ritidoplastia de planos profundos, proporciona resultados mais naturais, desde que conduzido por um profissional especializado e que domine a técnica da cirurgia da face.

Liftings faciais em consultório – rápidos e com anestesia local –são sempre seguros e eficazes?

Muitos pacientes tiveram complicações decorrentes de procedimentos realizados em fora de um ambiente adequado. Como a ritidoplastia, para oferecer os melhores resultados, tratará diferentes planos do seu rosto, para sua segurança e desenvolvimento de uma técnica adequada preconizamos a realização em centro cirúrgico. Apenas o ambiente hospitalar lhe proporcionara conforto, segurança e as menores taxas de qualquer tipo de problemas . Realizo as nossas cirurgias nos melhores hospitais de São Paulo, Brasil.

O envelhecimento facial é devido apenas à gravidade e excesso de pele?

Não. O envelhecimento facial é decorrente de vários fatores tais como: passagem do tempo, fatores genéticos, exposição excessiva ao sol, estilo de vida, tabaco, álcool, poluição do ar, entre outros.
A ritidoplastia ou lifting facial para corrigir a face envelhecida devem envolver o reposicionamento de estruturas faciais mais profundas (gordura e músculo facial) e não apenas da pele, alem da restauração do volume de regiões como maçã do rosto, temporal etc.
Cirurgiões experientes como eu sempre se esforção para fornecer uma aparência equilibrada, natural e jovem.
Antigamente o principal método para corrigir a face envelhecida era o reposicionamento apenas da pele e o resultado uma aparência esticada e não natural.

Você tem que ser mais velho para fazer um lifting facial?

Não há idade ideal para um lifting facial. Embora o processo normal de envelhecimento faça com que a pele facial e os músculos subjacentes se soltem ou se curvem com o tempo, os efeitos do envelhecimento podem ocorrer a qualquer momento. A maioria dos procedimentos de lifting facial é realizada em pacientes com idades entre 50 e 64 anos.
No entanto, os jovens estão cada vez mais se apresentando para discutir opções para manter a juventude. Os pacientes com idades entre 38 e 49 anos estão particularmente interessados em lifting da testa e cirurgia palpebral, ou blefaroplastiapara remover bolsões excessivos de pele e gordura ao redor dos olhos. Embora nenhum desses procedimentos seja completo, eles ainda são projetados para rejuvenescer certas áreas do rosto. É claro que há uma tendência crescente de pacientes mais jovens manterem sua juventude desde tenra idade.
O envelhecimento precoce pode ser causado por vários fatores:
– exposição excessiva ao sol
– tabagismo
– maus hábitos de vida
– genética
– problemas nutricionais
– após tratamentos de saúde etc

Dizemos a nossos pacientes que os critérios para estar ‘pronto’ para um lifting facial são:

1) Evidência anatômica do envelhecimento facial que é reversível com um lifting facial, como papada ou frouxidão da pele do rosto e do pescoço
2) Expectativas realistas sobre o procedimento
3) Boa saúde médica geral e apoio social.

Existe apenas um tipo de rididoplastia ou Lifting Facial?

Não há dois rostos com características iguais. Cada paciente possui características e anatomia facial individuais, padrões de envelhecimento peculiares.Assim o objetivo para o lifting facial deve ser individualizado após estudo em nossa consulta. Existem muitas técnicas de lifting facial. Além disso a restauração do volume da face deve ser considerada para cada paciente. Muitos pacientes também se beneficiam da cirurgia de sobrancelha ou pálpebra (conhecida como blefaroplastia), além da ritidoplastia ou lifting facial.

A recuperação cirúrgica após o lifting facial é longa e dolorosa?

Historicamente, a recuperação da ritidoplastia era bastante dolorosa e levava várias semanas. Hoje, no entanto, com métodos de elevação em plano profundo, a recuperação é mais curta (em torno de duas a três semanas). A recuperação é influenciada por quão bem o paciente cuida de sua pele após a operação e também pela capacidade natural de cura do indivíduo. Nossa experiência é que muitos pacientes se sentem bem após um lifting. A melhora na auto-estima depois de se ver no espelho logo eclipsa qualquer desconforto. O suporte individual oferecido em nossa clinica visa oferecer o suporte e corrigir eventuais desconfortos otimizando a sua recuperação. A drenagem linfática e cuidados auxiliam em muito o processo.

A dor após um procedimento de lifting facial geralmente é limitada aos primeiros dois dias após o procedimento e é muito bem controlada com as medicações adequadas.

Quais são as recomendações para melhora da dor no pós operatório?

Existem vários métodos de controle da dor após ritidoplastia. Esses métodos incluem medicas posturais, locais e medicamentosas. Podemos citar as compressas com soro fisiológico, elevação da cabeça e medicação analgésicas e anti-inflamatórias no pós-operatório.

Quais são os riscos do Lifting de Face?

Esses riscos e outros serão discutidos completamente antes do seu consentimento. Lembre-se que a escolha do medico é fundamental para diminuição dos riscos cirúrgicos. portanto é fundamentar escolher um cirurgião plástico que tenha treinamento especifico e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fiz especialização com o grupo de Microcirurgia Reconstrutiva da Cirurgia Plástica do HC (reconhecido como o mais importante grupo em nosso país). Sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

• Cicatrizes desfavoráveis;
• Sangramento (hematoma);
• Acúmulo de líquido (seroma);
• Riscos anestésicos;
• Má cicatrização;
• Necrose da pele;
• Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele;
• Assimetria;
• Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
• Perda corrigível de cabelo no local das incisões;
• Necrose do tecido adiposo;
• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões;
• Dor, que pode perdurar;
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
• Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele tornando-se visíveis ou causar irritação que exijam sua remoção;
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

Quando os pacientes voltam as suas atividades normais?

Depende da extensão do procedimento de lifting facial e dos problemas médicos do paciente. Habitualmente os pacientes geralmente retornam às suas atividades normais e trabalham duas semanas. Atividades físicas em 3 semanas. Mas sempre individualizamos essas orientações após ritidoplastia levando em conta o tipo de atividade profissional, desportiva e condições gerais de saúde de cada um.

O resultado da cirurgia de Lifting Facial é permanente?
Depois de passar por uma cirurgia de lifting, o paciente continuará parecendo anos mais jovem do que se não tivesse se submetido ao procedimento. No entanto, um lifting facial não pode interromper o processo de envelhecimento e o rosto continuará a envelhecer.
Os resultados variam de paciente para paciente. A maioria dos pacientes pode esperar que o resultado da ritidoplastia dure entre de 7 a 10 anos.
A longevidade dos resultados do lifting facial depende de muitas variáveis:
– histórico de exposição ao sol,
– qualidade da pele,
– idade,
– histórico de tabagismo
– técnica utilizada pelo cirurgião plástico
– cuidados com a face.

Os fumantes geralmente apresentam pior qualidade e elasticidade da pele e cicatrização. Pacientes mais velhos terão um início mais rápido de flacidez pós-operatória em comparação com pacientes mais jovens. .A genética também desempenha um papel importante. Se os pais envelhecerem cedo, é provável que o paciente também. Saúde geral, dieta, mudanças drásticas de peso, estilo de vida estressante e tipo de pele influenciarão o resultado e a longevidade do lifting facial.

Como manter o resultado deste lifting por mais tempo?

Para manter os resultados da ritidoplastia por mais tempo, podem ser realizadas aplicações de toxina botulínica e de ácido hialurônico, além de peeling a base de ácido ou a laser, serum, filtro solar, tratamento com radiofrequência, bioestimuladores entre outros recursos que serão personalizados por mim durante a consulta. Nossa clinica tem um programa completo e detalhado conhecido como My Face com cuidados individuais para cada tipo de pele.

A técnica de preenchimento com acido hialurônico associado a Toxina Botulínica e ao ácido polilatico oferecem os mesmos resultados que da cirurgia de lifting facial (cirúrgico)?

Não. Esses procedimentos são auxiliares para manutenção da cirurgia ou cuidados de pacientes que ainda não estão no momento da ritidoplastia. Os melhores pacientes para os tratamentos de preenchimento, Botox e Sculptra geralmente são aqueles que apresentam sinais mínimos de envelhecimento.
A cirurgia de lifting facial e as outras técnicas citadas não competem entre si, mas sim se complementam. Lembramos também que nem todos os pacientes tem uma boa saúde para se submeter a cirurgia de lifting facial e existem uma série de procedimentos auxiliares, ou ancilares, que ajudam a esse público.
O padrão-ouro para o tratamento de papada, flacidez e bandas na pele do pescoço permanece a cirurgia de lifting facial. Após a cirurgia , para manter os resultados mais duradouros, podem ser indicados procedimentos de aplicações de toxina botulínica e de ácido hialurônico, além de peeling a base de ácido ou a laser, serum, filtro solar, tratamento com radiofrequência, ácido poli-lático entre outros recursos que serão personalizados pelo seu cirurgião plástico.

Quanto custa a cirurgia plástica DE LIFTING FACIAL?

É PROIBIDO pelo Conselho Federal de Medicina (através da resolução 1.836/2008) divulgar informações sobre preços e custos de tratamentos sem avaliação prévia para evitar que os pacientes sejam vítimas de cirurgiões e clínicas que atuam de maneira anti-ética, que vendem tratamentos antes mesmo de saber se as pessoas que os procuram terão benefícios com eles ou se é o melhor para elas.

Outro motivo importante é que dependendo de cada paciente, cirurgias semelhantes podem ter custos diferentes.

Isso inclui necessidade de tratamentos adicionais ou complementares para ter um bom resultado e onde a cirurgia será realizada. Todos esses fatores influenciam no valor final de uma cirurgia.